Interação na SpaceX

João Ricardo Mendes
4 min readMay 2, 2024

Saiba mais sobre como SpaceX de Elon Musk interagem

A SpaceX foi uma das poucas empresas privadas que conseguiu entrar no negócio de lançamento espacial, com uma série de novidades ( lista completa ):

  • Primeira empresa privada a lançar, orbitar e recuperar com sucesso uma espaçonave.
  • Primeira empresa privada a enviar uma espaçonave com capacidade humana para a órbita.
  • Primeira reutilização, revoo e pouso de um primeiro estágio orbital.
  • Maior operadora comercial de constelação de satélites do mundo.

Embora existam provavelmente muitas razões para o seu sucesso, Elon Musk destacou numa entrevista com Tim Dodd o seu processo de construção de novas funcionalidades e produtos. É composto por cinco etapas:

  1. Desafie e refine os requisitos
  2. Tente remover peça/processo
  3. Simplifique e otimize
  4. Acelere o tempo do ciclo
  5. Automatizar

Vale a pena examinar cada um deles com mais detalhes e como eles podem se relacionar com o Hurb.

Desafie e refine os requisitos

Seus requisitos são definitivamente idiotas. Não importa quem os deu a você. É particularmente perigoso se uma pessoa inteligente lhe fornecer os requisitos, porque você pode não questioná-los o suficiente.

Todo mundo está errado, não importa quem você seja, todo mundo está errado algumas vezes. Além disso, qualquer requisito ou restrição que você tenha deve vir com um nome, não um departamento. Porque você não pode perguntar ao departamento, você tem que perguntar a uma pessoa. E a pessoa que está buscando o requisito ou a restrição deve concordar que deve assumir a responsabilidade por esse requisito.

Para o Hurb, isso pode ser traduzido em duas ações principais:

  1. Garantir que tenhamos um forte entendimento do problema que queremos resolver
  2. Garantir que haja justificativas bem documentadas e convincentes para cada requisito nos épicos e problemas para a mudança em questão

Estas duas ações ajudam a garantir que os nossos requisitos sejam “menos burros” e que fique claro para todos a razão pela qual um determinado requisito está em vigor.

Tente remover peça/processo

A tendência tende a ser muito forte no sentido de adicionarmos esta parte do processo caso precisemos, mas você pode basicamente apresentar argumentos “no caso” para muitas coisas.

Na verdade, isso é muito importante. Se você não adicionar coisas ocasionalmente, não está excluindo o suficiente.

Isso é realmente importante, especialmente porque uma empresa é um produto que aumenta e cresce com o tempo. Conforme observado, há uma inclinação natural para adicionar um processo ou recurso para cada cenário. No entanto, isso leva a resultados muito abaixo do ideal.

Do ponto de vista do processo, a velocidade de decisão pode ser retardada, bem como o tempo geral de lançamento no mercado. Do ponto de vista do produto, a experiência do usuário, o código e o conjunto de recursos podem se tornar tão complexos que é difícil aprender, manter e usar.

À medida que você está construindo novos recursos ou introduzindo novos códigos/processos, pergunte se isso é realmente necessário, bem como se em virtude dessa adição poderíamos descontinuar recursos/códigos/processos existentes.

Simplifique e otimize

Depois, só no terceiro passo é “Simplificar ou otimizar”. O terceiro passo, não o primeiro passo. A razão de estar na terceira etapa é porque é muito comum, pois possivelmente o erro mais comum de um engenheiro inteligente é otimizar algo que não deveria existir

Para o Hurb e empresas de software, isso pode ser traduzido em algumas ações recomendadas:

  1. Desafie-se sobre se uma determinada configuração ou recurso é necessário. Existe a possibilidade de utilizar convenção em vez de configuração ? Cada configuração/recurso gera um custo de manutenção contínuo, bem como carga cognitiva para os usuários.
  2. Se você acredita que um recurso é necessário, pergunte-se se existe uma maneira mais geral de resolver isso. Existe um pequeno recurso de construção que poderia permitir aos usuários resolver esse problema, mas também desbloquear a possibilidade de resolver outros?
  3. Outro recurso poderia ser reutilizado ou estendido? Um exemplo disso é o Hub de Dados que estamos construindo, onde fornecemos um conjunto de blocos de construção que os usuários podem montar de várias maneiras para resolver uma ampla variedade de problemas, bem como gerenciamento de incidentes que reutiliza problemas.

Convenção sobre Configuração

Acelere o tempo do ciclo

Você está se movendo muito devagar, vá mais rápido. Mas não vá mais rápido antes de trabalhar nas outras três coisas primeiro.

Se você está cavando seu túmulo, não cave mais rápido. Pare de cavar sua cova, você sabe.

Este princípio se alinha bem com alguns dos valores fundamentais do Hurb, como:

Automatizar

Depois que um recurso ou processo for considerado adequado ao produto ou validado como tendo um valor positivo significativo, ele deverá ser um candidato para maior automação. É particularmente importante fazer isso por último, já que gastar tempo antecipadamente para automatizar uma solução não validada para um problema é particularmente arriscado e não muito iterativo.

Embora isto possa parecer senso comum como parte deste fluxo, muitas vezes é contra-intuitivo na prática. Isso ocorre porque há um forte desejo de reduzir os toques manuais ou de lançar com uma ótima UX desde o início. O desafio é que isto muitas vezes aumenta significativamente o tamanho da iteração e pode atrasar aprendizagens importantes que podem causar uma mudança de direção.

A etapa final é “Automatizar”.

Agora, eu pessoalmente cometi o erro de retroceder em todas as cinco etapas várias vezes. Então tenho que repetir isso — sim, várias vezes.

--

--

João Ricardo Mendes

Hurb.com CEO and Founder. Be curious. Read widely. Try new things. What people call intelligence just boils down to curiosity.